O que são Objetos de Aprendizagem

Como elementos motivadores ao ensino e aprendizagem sugerem-se a utilização de Objetos de Aprendizagem que são cada vez mais investigados por pesquisadores da área de informática e educação. Mesmo assim, não há um conceito aceito universalmente de Objetos de Aprendizagem.
De acordo com a terminologia adotada pelo Comitê de Normas de Aprendizagem Tecnológicas (LTSC) do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) [1] Objetos de aprendizagem são definidos como “uma entidade, digital ou não digital, que pode ser usada e reutilizada ou referenciada durante um processo de suporte tecnológico ao ensino e aprendizagem” (IEEE LTSC, 2011).
Podemos observar que, segundo essa definição, um OA pode ser qualquer conteúdo multimídia, instrucional, software, textos eletrônicos, imagens, animações, vídeos, tutoriais online, ou qualquer outra forma utilizada com finalidade educacional. Percebe-se que dessa forma, temos uma definição um tanto vaga, já que qualquer recurso pode ser considerado como um Objeto de Aprendizagem. Sendo assim, apresentamos outros autores e suas definições.
O termo Objetos de Aprendizagem - Learning Objects - segundo Wiley (2000) pode ser definido como qualquer recurso digital formado por componentes instrucionais que pode ser reutilizado e distribuído pela rede, sob demanda, seja este pequeno ou grande.
Sá e Machado (2003) complementam dizendo que são “recursos digitais, que podem ser usados, reutilizados e combinados com outros objetos para formar um ambiente de aprendizado rico e flexível”.
Tarouco et al.(2003, p.2) dizem que

Objetos educacionais podem ser definidos como qualquer recurso, suplementar ao processo de aprendizagem, que pode ser reusado para apoiar a aprendizagem. O termo objeto educacional (learning object) geralmente aplica-se a materiais educacionais projetados e construídos em pequenos conjuntos com vistas a maximizar as situações de aprendizagem onde o recurso pode ser utilizado.

Percebe-se que estes recursos, apesar de não possuir uma definição unânime, visam sempre buscar ou auxiliar a aprendizagem do aluno de maneira interativa e dinâmica, permitindo sua reflexão mediante a reação do objeto, através da interação com o meio.


[1] Learning Technology Standards Committee of Institute of Electrical and Electronics Engineers. (Tradução nossa). Disponível em: http://ieeeltsc.org/

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

IEEE. Learning Technology Standardization Committee (LTSC). The Learning Object Metadata Standard. Versão online. Disponível em: < http://ltsc.ieee.org/wg12/>.
Acesso em: 22 maio. 2011.

SÁ FILHO, C. S.; MACHADO, E. de C. O computador como agente transformador da educação e o papel do Objeto de Aprendizagem. 2003. Disponível em:
<http://www.abed.org.br/seminario2003/texto11.htm > Acesso: 16/04/2011.

TAROUCO, L. M. R.; FABRE, M. C. J. M.; TAMUSIUNAS, F. R. Reusabilidade de objetos educacionais. In: RENOTE (Revista Eletrônica de Novas Tecnologias na Educação). Porto Alegre: s.ed., v.1, n.1, p.1-11, 2003.

WILEY, D. A. Learning objects design and sequencing theory. Versão online.
Disponível em: < http://www.opencontent.org/docs/dissertation.pdf>. 2000. Acesso em: 02/05/2011