Como elementos
motivadores ao ensino e aprendizagem sugerem-se a utilização de Objetos de
Aprendizagem que são cada vez mais investigados por pesquisadores da área de
informática e educação. Mesmo assim, não há um conceito aceito universalmente
de Objetos de Aprendizagem.
De
acordo com a terminologia adotada pelo Comitê de Normas de Aprendizagem
Tecnológicas (LTSC) do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) [1] Objetos de
aprendizagem são definidos como “uma entidade, digital ou não digital, que pode
ser usada e reutilizada ou referenciada durante um processo de suporte
tecnológico ao ensino e aprendizagem” (IEEE LTSC, 2011).
Podemos
observar que, segundo essa definição, um OA pode ser qualquer conteúdo
multimídia, instrucional, software, textos eletrônicos, imagens, animações,
vídeos, tutoriais online, ou qualquer outra forma utilizada com finalidade
educacional. Percebe-se que dessa forma, temos uma definição um tanto vaga, já
que qualquer recurso pode ser considerado como um Objeto de Aprendizagem. Sendo
assim, apresentamos outros autores e suas definições.
O termo
Objetos de Aprendizagem - Learning Objects - segundo Wiley (2000) pode
ser definido como qualquer recurso digital formado por componentes
instrucionais que pode ser reutilizado e distribuído pela rede, sob demanda,
seja este pequeno ou grande.
Sá e Machado
(2003) complementam dizendo que são “recursos digitais, que podem ser usados,
reutilizados e combinados com outros objetos para formar um ambiente de
aprendizado rico e flexível”.
Tarouco et
al.(2003, p.2) dizem que
Objetos educacionais podem ser definidos como qualquer recurso, suplementar ao processo de aprendizagem, que pode ser reusado para apoiar a aprendizagem. O termo objeto educacional (learning object) geralmente aplica-se a materiais educacionais projetados e construídos em pequenos conjuntos com vistas a maximizar as situações de aprendizagem onde o recurso pode ser utilizado.
Percebe-se
que estes recursos, apesar de não possuir uma definição unânime, visam sempre
buscar ou auxiliar a aprendizagem do aluno de maneira interativa e dinâmica,
permitindo sua reflexão mediante a reação do objeto, através da interação com o
meio.
[1] Learning Technology Standards Committee of
Institute of Electrical and Electronics Engineers. (Tradução nossa). Disponível
em: http://ieeeltsc.org/
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
IEEE.
Learning Technology Standardization Committee (LTSC). The Learning
Object Metadata Standard. Versão
online. Disponível em: < http://ltsc.ieee.org/wg12/>.
Acesso
em: 22 maio. 2011.
SÁ
FILHO, C. S.; MACHADO, E. de C. O computador como agente transformador da
educação e o papel do Objeto de Aprendizagem. 2003. Disponível em:
<http://www.abed.org.br/seminario2003/texto11.htm
> Acesso: 16/04/2011.
TAROUCO,
L. M. R.; FABRE, M. C. J. M.; TAMUSIUNAS, F. R. Reusabilidade de objetos
educacionais. In: RENOTE (Revista Eletrônica de Novas Tecnologias na
Educação). Porto Alegre: s.ed., v.1, n.1, p.1-11, 2003.
WILEY, D. A. Learning
objects design and sequencing theory. Versão
online.
Disponível
em: < http://www.opencontent.org/docs/dissertation.pdf>. 2000.
Acesso em: 02/05/2011