Exemplos de Repositórios

         Repositórios são banco de dados em que podem ser encontrados os OA. A necessidade da criação desses repositórios está na grande quantidade de objetos disponíveis, mas sem localização. Por meio dos repositórios é possível desenvolver também um gerenciamento de direitos autorais, um aspecto importante para evitar a distribuição descontrolada dos OA. É possível encontrar na Internet alguns exemplos de repositórios para Objetos de Aprendizagem. Podemos citar, por exemplo:

LEC - Laboratório de Estudos Cognitivos na UFRGS - Tem como objetivo desenvolver estudos/projetos experimentais visando analisar a construção do conhecimento do aprendiz, por meio da apropriação de ferramentas tecnológicas.

Laboratório Virtual desenvolvido pela Escola do Futuro da USP - Projeto que consiste no desenvolvimento de situações problemas ligadas ao cotidiano, que são transformadas em simulações e animações publicadas na Internet. Estas situações são discutidas e reutilizadas por diversos grupos e em diversas escolas públicas, contribuindo com o ensino-aprendizagem.

Laboratório Virtual de Matemática da Unijuí - Contém materiais didáticos virtuais e interativos voltados para o ensino de Matemática de níveis básicos e superior.
 
Portal do Professor - Busca apoiar o trabalho de professores e enriquecer sua prática pedagógica, disponibilizando diversos tipos de materiais.

Projeto RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação - Iniciativa da Secretaria de Educação a Distância do MEC tem por objetivo, produzir e disponibilizar objetos de aprendizagem de conteúdos pedagógicos da educação básica.


Banco Internacional de Objetos Educacionais - BIOE - Tem o propósito de manter e compartilhar recursos educacionais digitais de livre acesso, elaborados em diferentes formatos.

Portal Educar Brasil - Tem como objetivo oferecer serviços digitais orientados aos diferentes atores do sistema escolar: pais, estudantes, diretores e, especialmente, professores.